terça-feira, 24 de junho de 2008

Campeonato Nacional Duatlo - Cronica do Bruno

Boas pessoal,

Neste Domingo decorreu mais um CN de Duatlo no Cartaxo.
O calor e a dureza do percurso de corrida foram foram os aspectos determinantes nesta prova que contou com bastantes ausências. O pessoal não gosta de sofrer…
E com a prova principal a começar às 11 horas sofreu-se muito. Muitos, incluindo eu, chegaram ao fim em nítidas dificuldades.
A prova começou já com uma temperatura elevada e muitos começaram a ter dificuldades logo no primeiro segmento de corrida fruto de um percurso de corrida duro, demasiado digo eu.
Corri bem, solto, a um ritmo certinho e a controlar quem vinha à minha volta. À segunda volta passei a 1ª classificada feminina, a Bárbara Clemente, e fui controlando o andamento por ela. Muitos, que andam ao meu nível, forçaram o andamento e pagaram o esforço ainda na 1ª corrida. O calor fez muita mossa aos mais afoitos.
Uma boa transição e lá vamos nós para o ciclismo. Técnico e com duas rampas curtas mas desgastantes dentro do Cartaxo e já na estrada para Ponével/Aveiras mais plano mas com o vento a fazer-se sentir.
Fiquei à espera do grupo da rapariga que era composto por três elementos, comigo eram quatro. Um elemento do clube de Toledo conseguiu juntar-se a nós e, com um ritmo forte, rapidamente conseguimos ganhar tempo e apanhar muita gente durante as primeiras voltas, que no total eram sete.
O pior estava para vir. Com o desenrolar da prova começámos a dobrar atletas, no fim da quarta volta apanhámos um grupo muito numeroso de retardatários. Eles não se fizeram rogados e vieram connosco. Escusado será dizer que juízes foi coisa que não vi durante a prova, motas com operadores de câmara sim, juízes nem vê-los.
Para não arriscar uma queda nas ruas do Cartaxo fiquei para trás no grupo confiante que o grupo se manteria unido. Que grande anjinho…
Logo na primeira rotunda vi o grupo a alongar-se em demasia e a cabeça do pequeno pelotão a ficar muito longe. Logo a seguir surgia a primeira rampa e saí disparado para recuperar o tempo perdido. Nas curvas mais apertadas e perigosas os ciclistas que vinham à minha frente travavam demasiado e a frente do grupo ganhava terreno. Eu não sou grande ciclista mas há pessoal que abusa…
Quando me livrei dos “atrasos de vida” acelerei a fundo para recuperar a centena de metros que aqueles gajos me tinham feito perder, mas não deu… o grupo imprimiu um ritmo forte como o tinha feito até então e eu sozinho, contra o vento, não tive forças para recolar. Foi muito frustante, vinha bem, confortável a gerir o esforço para fazer uma boa 2ª corrida e de repente fico na situação de fazer as duas últimas voltas sozinho.
Outro erro foi o de levar apenas um bidon de 750ml. Cedo tive de gerir a água. Nas últimas voltas o calor era mesmo muito e o esforço era significativo.
Com esta brincadeira, nas duas últimas voltas perdi muito tempo para o grupo onde vinha inserido, muito mesmo. E o desgaste foi enorme.
Veio a 2ª corrida e assim que comecei a correr as dificuldades aumentaram ainda mais.
As pernas não tinham forças e o calor era terrível. Sempre que aparecia uma subida, por muito leve que fosse, só me apetecia parar.
Foi um segmento de corrida muitíssimo duro com muita gente a ter de andar para conseguir chegar ao fim. Eu arrastei-me até à meta.
Foi arranjar uma sombra, sentar-me e despejar uma garrafa de água pela cabeça abaixo.
Sinto que poderia ter feito muito melhor, não fosse aquele erro de julgamento num momento decisivo. Em termos de classificação perdi muitos lugares. Foi pena pois tinha pernas para mais. Penso que conseguiria ir com a B. Clemente até ao fim. E ela chegou à meta 4 minutos à minha frente…
Uma palavra para o Mário e para o Luís que fizeram uma boa prova, foi pena não terem apanhado um bom grupo no ciclismo pois teriam feito um tempo melhor. E também para o Nuno Morais pelo apoio durante a prova. Para o ano espero que estejas também a sofrer connosco na prova.
Agora venha o Ironman que já comecei a ter sonhos com a prova de Zurique daqui a três semanas…

Um abraço e bons treinos
Bruno

Sem comentários: