quinta-feira, 11 de março de 2010

Duatlo de Grandola - Crónica do João.


Como sabem este último fim-de-semana realizou-se o XVI Duatlo de Grândola. Prova a contar para Taça de Portugal PORterra.
Notava-se perfeitamente que, nem de perto nem de longe ia estar tanta gente como nas Lezírias. Mas mesmo assim estava composto. Cerca de 300 atletas. Notada era a ausência de triatletas de topo. Estão com certeza a recuperar do Duatlo de Arronches no fim-de-semana passado.
No dia anterior prova estava receosa da chover que poderia cair no dia da prova. Tinha chovido a semana toda. Mas não aconteceu e ainda bem. Mas era certo que haveria bastante lama durante todo o percurso de BTT. Algo que veio a confirmar-se.

A minha participação: na, 1 corrida, como no Duatlo das Lezírias, comecei ao pé do meu cunhado. Estava lá também o Bruno Silva. Dei logo um esticão para ganhar a minha posição no Pelotão. Como esperado, passado um bocado passa o meu cunhado e disse-lhe adeus. Já tinha tido a mesma sensação no Duatlo das Lezírias. Mal ele passou vi que não iria conseguir acompanhar o ritmo dele. Não tenho bem a certeza, porque durante a prova ficamos um pouco “cegos”, mas penso que o Bruno passou igualmente por mim logo na primeira volta da corrida. Com ele alguns metros à minha frente, deu-me motivação para continuar a correr e fazer um melhor tempo.
Nesta primeira corrida não gostei de dar 3 voltas. Preferia que fossem apenas duas ou apenas uma. Desta forma torna-se bastante cansativo ao irmos a pensar que ainda falta 2, 1 volta.
O segmento de bicicleta, como esperado estava um lamaçal. Daqueles que muito sinceramente não me lembro de ver. Até uma estrada submersa havia (dois palmos de água) durante 500 a 1200 metros. Durante a prova senti-me um mal devido à quantidade de lama que nos obrigava a exercer enorme força. Não me adaptei bem a estas condições e foi passado por bastante gente. O que me deixou um bocado chateado. A mecânica da bicicleta também não ajudou. As mudanças falharam bastante. Mas o principal foi mesmo a falta de pernasJ) (Ai que fraquinho que eu estava).
Na transição da bicicleta para a corrida muito sinceramente não me lembro de algum dia ter feito melhor que esta. Consegui ir a “bombar” até ao final. O que até foi rápido visto a corrida ser apenas de 1900 metros.
Já depois de tomar banho e quando estava-mos à espera da abertura do parque de transição, qual foi o meu espanto quando chamaram o meu nome para ir buscar o 3º Prémio de Sub-23.
Sinceramente não estava nada espera de ir receber um prémio. Foi uma excelente forma de terminar o dia!

Bons treinos para todos e até ao Duatlo do Cadaval

1 comentário:

Anónimo disse...

Excelente João. Mais uma vez, Parabéns. Foi sem dúvida um bom começo competitivo, no duatlo. Olímpio