sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Triatlo – Desporto Individual?


Há cerca de dois meses li um post (What’s an Individual Sport de 11 Maio de 2008) no blog do Paulo Sousa (http://www.thetriathlonbook.blogspot.com) sobre este tema. Achei-o muito interessante. A sensação que tive foi de “deja vue”, tipo, isto é exactamente o que penso do tema, mas nunca o tinha visto estruturado daquela forma. Fez-me todo o sentido.

O post está relacionado com o conteúdo de outro post publicado no site do Paul Trichelaar (http://ptichelaar.blogspot.com/2008/05/great-ride-this-morning.html), atleta que faz parte da selecção Olímpica Canadiana.

Basicamente, o Paul Trichellar descreve um treino de conjunto que tinha tido, no qual tinha conseguido levar o corpo a um nível, que jamais teria conseguido a treinar individualmente.

A partir desta base, o Paulo Sousa pretende realçar a importância de se treinar (neste caso ao nível da Elites) com outros atletas que têm os mesmos objectivos e as mesmas ambições para se evoluir.

E nesse sentido, realça a forte componente colectiva da modalidade. (e de muitas outras modalidades que se consideram individuais).

Eu próprio, apesar do “envelhecimento”, sinto que com as mesmas horas de treino, se estivesse inserido num grupo de treino, conseguiria melhorar os meus resultados.
E isto é verdade para as três modalidades.

Ultimamente tenho feito isto na corrida. Tenho treinado duas vezes por semana com um grupo que está a preparar a Maratona de Amesterdão (19 de Outubro). Correr com atletas que correm 120 a 140km/semana e que têm como marcas à maratona entre 2h35m e 3h, faz toda a diferença.

É verdade que existe o reverso da medalha. Eu corro 40km/semana e especialmente nos treinos “duros”, tenho que saber onde está o meu limite, para não me lesionar ou fazer mais do que devo.

E o treino de conjunto é igualmente mais indicado no período de preparação específica. Nas ultimas 6 a 8 semanas antes da competição principal. É nesta fase que faz toda a diferença para obter os estímulos necessários para melhorar o rendimento.

Como nota, o Paul Trichelaar foi 28º nos JO de Pequim.
O seu companheiro e colega de treino Simon Whitfield foi 2º. Tinha sido medalha de Ouro em Sidney e 10 em Atenas.

Sem comentários: