segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Època 2009

Chegado o novo ano, ai temos mais uma nova época de Triatlo/Duatlo.
Confirmando aquilo que a FTP vinha prometendo, é uma época com um calendário desportivo algo diferente. Nos últimos anos e especialmente no último ciclo olímpico, a aposta foi na alta competição, sendo o calendário desportivo e consequentemente os atletas do "pelotão", preteridos nas prioridades da FTP. No entanto, 2009 marca um ponto de viragem na orientação das politicas, e aproveitando a notoriedade obtida pela modalidade nos JO, a aposta e em massificar a pratica do Triatlo.
Em linha com esse objectivo, o calendário competitivo tem mais provas e tenta agradar a quem faz distâncias curtas e/ou longas, ou vive no Sul ou no Norte de Portugal . Veremos como vão aderir os atletas!
Por parte do nosso clube, a aposta continua a ser a participação pelo gosto e pelo desportivismo, não sendo os resultados competitivos um objectivo. O principal objectivo passa por aumentar o número de participações em provas e manter o convivio saudável entre o grupo.
Seremos, tal como na época transacta, por volta de 10 atletas, havendo apenas pequenas alterações de um ou dois elementos.
A tendência geral do grupo é uma maior aposta em provas longas, como demonstra o facto de já termos quatro atletas inscritos para provas longas em 2009, sendo uma de distancia HM.
A reforçar esta tendência, realço igualmente o facto de 5 elementos terem feito o baptismo na Maratona no passado Dezembro (tendo 4 terminado), aumentando para 7 o número de atletas que já concluíram maratonas dentro do grupo.
Apesar dos seus problemas físicos continuaremos a contar com o presidente do nosso clube, o Sr. Olímpio, como a maior fonte de inspiração e motivação pelo seu exemplo de verdadeiro espírito desportivo e longevidade.
Outro ponto que tentaremos melhorar é a vertente da socialização, especialmente no que se refere a organização de treinos pontuais em conjunto.
Mas acima de tudo, que haja saúde, boa disposição e motivação para não parar. O importante é participar e chegar ao fim!
Um excelente ano para todos e bons treinos!
Paulo

1 comentário:

Anónimo disse...

Excelente artigo Paulo. Traduz o espírito do Grupo, na perfeição. Mas tira lá "essa" do Sr.
Desejo uma boa época desportiva a todos.
Com Amizade
Olímpio