terça-feira, 13 de abril de 2010

Xterra Figueira da Foz


Já está!
Xterra no cv (http://www.xterraportugal.com/).
Uma agradável experiencia. Cheia de peripécias. A começar pela dúvida em participar até ao dia anterior.
Quando me inscrevi, não me apercebi que a data do evento era mesmo a meio das férias da Pascoa. Nesse período estavam planeadas umas férias com a família no Minho. Para piorar a situação, nesse fim-de-semana, um casal amigo ia juntar-se a nós. A hora de inicio da prova 14h, era boa para a prova em si, mas péssima para a logística familiar. Lá se ia o dia inteiro.
Mas estava decidido a ir. Ás 10h sai do Minho rumo a Figueira da Foz. A viagem foi tranquila. Cheguei eram 12h20m. O tempo estava instável. Algum Sol, vento e pontualmente aguaceiros.
Preparei o material e fiz o "check-in". O lote de atletas presentes era muito bom. O que é natural. Estas provas são duras. É necessária preparação, mesmo se o objectivo seja só terminar.
A natação era no rio Mondego. Muito perto da foz. Duas voltas num percurso triangular de 750m. A água estava gelada. 14 Graus. O desafio era mais psicológico que físico. Estar quase 30m dentro de água a esta temperatura, mesmo de fato isotérmico, ia ser desconfortável.
Os 10m de aquecimento só confirmaram isso.
A partida foi confusa. Quando soou o tiro de partida, ainda me encontrava na escada de acesso à partida. Não era relevante. A natação era para ir tranquilamente, sem grande esforço. Mais ou menos minuto, não era significativo.
Os verdadeiros problemas começaram quando sai da água. Logo a começar pela T1. Tinha as mãos geladas. Para tirar o fato, calcar as meias e os sapatos...perdi imenso tempo.
Depois, já dentro da serra, assim que apareceu a primeira poça de lama, começaram os problemas mecânicos. A corrente estava laça (sei agora). Quando fazia mais forca na transmissão, a corrente prendia no eixo pedaleiro e lá tinha que desmontar. Alem disso fui perdendo os andamentos mais leves.
Para piorar, quando finalmente tinha encontrado o meu ritmo, já na 2a volta, cai. Queda estúpida. Alem de ficar maltratado numa mão e num joelho, foi o golpe de misericórdia na mecânica. A partir daí, foi tudo muito a mãoL
O percurso de btt era duro e muito técnico. Esperava dureza, mas nada tão técnico. Na primeira volta ia algo "chateado" com os problemas mecânicos e com o grau técnico da prova. Não gosto muito de andar com a bicicleta a mãoJ.
Aprendi duas coisas antes de fazer estas provas: reconhecer o percurso antes e levar a bicicleta bem afinadinha!
Dei-me por satisfeito quando cheguei à corrida. Agora, nada me poderia impedir de terminar. Desfrutei bastante do percurso. Era muito diferente dos normais. Quase todo “fora da estrada”, com obstáculos (alguns artificiais) e com 2km de corrida na areia da praia.
Tinha apontado para um tempo final por volta das 3h15m. Terminei com 3h24m. O resultado foi modesto. Claramente poderia ter feito menos 5 a 10m no segmento de BTT.
Em termos gerais gostei da experiencia. Provavelmente é para repetir!
Agora, espera-me o Triatlo Longo de Lisboa no dia 24!
Bons treinos.

Sem comentários: