terça-feira, 15 de setembro de 2009

Provas ITU


Este ultimo fim-de-semana, tive oportunidade de assistir na televisão à última prova do circuito ITU. A grande final, disputada na Austrália. Sem duvida, que o nível competitivo na IUT é tremendo.
Do que vi, gostava de salientar o seguinte:

- A grande prestação do Bruno Pais. Aprendeu a arriscar. Muito melhor um 13º com uma exibição daquelas, que um 8º ou 9º, escondido no pelotão. É claro que sendo apenas dois na frente, as hipóteses de ganhar são escassas. E nem tem tanto a ver com a vantagem que podes ou não ganhar, mas sim pelo desgaste que acumulas. Passas muito tempo na frente a “puxar”, e “pagas” esse esforço na corrida.

- A grande prova e resultado do João Pereira. A demonstrar que “deu o salto” na natação (algo que em piscina já sabíamos, mas que em prova nem sempre tem sido o caso). Que o diga o Miguel Arraiolos, que continua no minuto 18.
Sei que a fraca evolução da natação de alguns dos elementos do CAR tem sido tema de discussão interno na FTP. O que é bom sinal. Analisar os resultados e equacionar os métodos.

- Mais uma desistência da Vanessa. Sei que teve algumas lesões este ano, mas não é justificação. Acredito mais em falta de motivação para treinar novamente de forma afincada. Afinal de contas, a “Vida Normal” tb é boa…sair à noite…namorar…beber um copo…. Parece mais falta de motivação e focus. Espero que reencontre a motivação rapidamente e volte em grande em 2010.

- Por ultimo, o nível de corrida dos homens. Aquela corrida entre o Gomez e o Brawnlee. Tremenda. O melhor que já vi. E gosto sempre de tirar o chapéu ao Frodeno. Com 1,94 m, a correr daquela maneira. É obra! O que valida a teoria de quanto maior melhor…desde que o equilíbrio mecânico se mantenha. Vejam o caso do Usain Bolt!

PT

2 comentários:

Anónimo disse...

também adorei a prova masculina. quanto à vanesa, realmente não entendo a desistência (mais uma), só lhe ficava bem concluir a prova fosse em que lugar fosse. ao menos para trocer-mos por ela até ao fim.
LB

pteles disse...

Luis, é como te digo...a cabeça dela anda longe...desconcentrada...e esqueceu momentaneamente a humidade..que fez dela...a atleta que foi. Esperamos que volte a ser.
PT