quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Duatlo das Lezírias 2010


E assim abriu a época 2010 de Duatlo/Triatlo!
Um dia que começou frio e húmido. O nevoeiro matinal evitava que o Sol aquecesse o dia. Levantei-me cedo. Fui correr 20m para me aquecer e activar. Comi e dirigi-me para o local da prova.
Quando cheguei estavam uns pouco prometedores 8 graus. Felizmente ainda faltava mais de 1h30m para o inicio da prova. Era de esperar que o tempo melhora-se até lá.
Entretanto os atletas iam chegando. Muitos mesmo. Penso mesmo que o recorde de participação foi novamente batido. À partida estavam certamente mais de 500 atletas. Apesar do elevado numero, este ano a organização esteve muito boa. O parque de transição tinha varia entradas e saídas. Os atletas praticamente não perdiam tempo com o check in! Muito bom.
Aproveitei para rolar um pouco de bicicleta na companhia do Jorge vieira. Apenas esticar as pernas e testar a bicicleta de BTT, a qual já não mexia desde Setembro! A hora da partida ia-se aproximando e como esperado, o tempo ia melhorando. As dúvidas do costume apareceram. Levo t-shirt por debaixo do fato? Vou de luvas? Vou de óculos? Nada disso, após o aquecimento, senti-me quente e fui apenas de fato!
Na partida preocupei-me em não me deixar ficar muito para trás. Parti no ponto certo para o meu nível de corrida. A minha estratégia para a corrida passava por impor um ritmo de prova de 10km. Ia controlar isto por ritmo cardíaco! Rapidamente atingi esse ritmo. Mas não me ia a sentir bem. As pernas iam pesadas e o sofrimento era maior do que o esperado. Mas lá me aguentei até ao final do segmento. Uma T1 tranquila para ganhar algum fôlego e segui para a bicicleta.
Rapidamente me vi obrigado a trabalhos “esforçados” para seguir alguns elementos que pedalavam forte. Mas, novamente com maior dificuldade que o esperado, lá me aguentei no grupo. Como resultado, cheguei bastante moído à T2.
Comecei muito preso o último segmento. Aos poucos fui-me soltando e a determinada altura percebi que ia a manter a distância para o José Magalhães Dias. Decidi forçar um pouco após o retorno. E comecei a aproximar-me. O objectivo passou a ser alcança-lo. O que sucedeu a 200m da meta.
No final, sentimentos mistos. Por um lado uma satisfação enorme por voltar a competir e ter terminado mais uma prova dentro de uma prestação razoável.
Por outro, a certeza que com o pouco descanso que a família me tem dado, as provas este ano vão ser muito sofridas:))
Uma palavra de apreço para a Equipa. Grande espírito, independentemente do resultado!
Uma nota de destaque para o Marco. Os treinos de atletismo já se notam. Mas estou certo que ainda consegues fazer melhor!

Bons treinos para todos. Um abraço e provavelmente até ao Triatlo do Ribatejo.

Paulo

4 comentários:

sica disse...

Paulo, quem tem familia numerosa e filhos pequenos percebe bem o esforço e motivação que é preciso ter para não desistir e continuar sempre a treinar de forma a estar em bom plano nas provas.
No entanto acho que em primeiro lugar temos de agradecer à familia que nos permite estar muitas horas durante a semana a treinar sem estarmos presentes.
Sei que tal como eu tens apostado em melhorar a natação, vamos ver se saimos juntos da água e nos ajudamos na bike de Alpiarça até Santarém.

pteles disse...

É verdade Paulo. Concordo a 100%. Até acho que este contrabalanço da familia é o que nos faz em parte manter a motivação. Como nunca treinas o que pretendes, pensas sempre que podes andar mais:) E mantens a motivação!!
Tu deves estar a nadar bem mais que eu. Estou a valer 6m20s aos 400m em treino.
PT

sica disse...

Ontem fiz um teste aos 1000 mts, 16'33´´, à 3 meses fiz 17´55´´.
Vamos ver como qual a marca na Primavera.

pteles disse...

Grande evolução Paulo. Tu tens muita margem de progressão.
Continua assim!
PT