quarta-feira, 14 de maio de 2008

Campeonato da Europa de Triatlo



Crónica do Bruno

Amigos,

Mais uma excelente participação da equipa de triatlo do G. A. A. Vila Franca de Xira. Desta vez numa prova tão especial como é o Europeu da modalidade, disputada em Lisboa.
Pena foi o tempo, nada convidativo e que deixou o Parque das Nações sem o calor humano que se esperava, pois numa manhã de Domingo “normal”, milhares de pessoas ocorrem aquela zona da capital, com condições ideais para o lazer e para a prática desportiva.
Antes da prova ainda houve tempo para alguns momentos de convívio e para desejar boa sorte a todos os triatletas que envergavam o equipamento do nosso país. Sem dúvida que é uma sensação fantástica. Como sabem, para mim não foi a primeira vez nem será, certamente, a última. A possibilidade de qualquer triatleta poder representar o seu país em campeonatos mundiais e europeus é algo que o triatlo tem de maravilhoso. Poder ter a sensação de representar o nosso país, algo que normalmente só podemos imaginar ao ver os atletas de elite em competição na televisão, é algo de muito bonito e emocionante.
Quanto à prova em si, devo dizer que, de agora em diante só deveriam haver provas com partidas por escalões. A sério. Nadar sem ter a preocupação de levar um estalo ou um pontapé sabe tão bem… Tão cedo não faço um percurso de natação tão sossegado… E o tempo à saída da água reflecte isso mesmo, apesar de ter muito pouco treino de natação e de estar com um nível bem abaixo do que tinha no ano passado.
Uma transição normal e lá fomos nós para o segmento de ciclismo, que já fiz tantas vezes que até sei o lugar exacto dos buracos a evitar…
Correu bem. Fui ultrapassado não sei quantas vezes mas um gajo habitua-se… já nem ligo.
No final da primeira volta, ao sair do IC2, passa o Mário a voar baixinho e a gritar para eu ir com ele. Só a sonhar eu conseguiria imprimir aquele ritmo por mais do que dois kms. Eu gritava para ele seguir e ele insistia para que eu fosse com ele. Tive para me chatear… não podia estragar a prova dele por minha causa. Lá lhe dei dois berros e finalmente ele imprimiu o ritmo dele e foi-se afastando. Mário, como te disse no fim, obrigado pelo teu gesto, mas quando treinas tens como objectivo no dia da prova dar o teu melhor, não é? Não tinha hipótese de ir contigo. Numa próxima prova onde seja possível o drafting espero contar com a tua ajuda, e quem sabe, até colaborar um bocado (mas pouco). Parabéns pela tua prova. Grande ciclismo e grande corrida. Na natação com o tempo e treino, chegas lá.
Voltando ao meu desempenho, depois de um ciclismo ao meu nível veio uma corrida também dentro do que é o meu normal. Senti-me bem e consegui recuperar algumas posições (precisava de mais uns kms para apanhar o Mário…). Pessoalmente considero que fiz uma boa prova. No fim estava muito satisfeito por ter ultrapassado mais esta etapa.
Agora temos umas semanas sem provas que servirão para colocar alguns kms nas pernas tendo em vista o objectivo “Zurique” em Julho. Espero que mantenham o nível que demonstraram no Campeonato Europeu, e até subir, para que todos estejamos em grande forma nas provas de Junho (Oeiras, Peniche e Cartaxo).

Um abraço e bons treinos
Bruno

1 comentário:

Anónimo disse...

Isso mesmo Bruno, boa atitude em relação ao Bruno. Confirmaste a ideia que temos de ti e dignificaste emblema (Portugal e GAAVFXira). Parabéns pelo teu desportivismo. Em relação à natação, é exactamente como descreves. Assim é um prazer nadar e acaba por ser bom para todos. Olímpio