sexta-feira, 15 de maio de 2009

Reflexões após o HIM de Lisboa


A maioria de nós tem consciência da importância dos seguintes factores na performance:

> O volume de treino: quanto mais se treina, melhor é a performance. Isto é especialmente verdade junto dos amadores, que têm cargas de treino limitadas. Por vezes, basta mais uma sessão semanal de uma determinada modalidade, para se sentir logo a diferença;
> A qualidade da recuperação. Especialmente a qualidade do sono;
> O treino em grupo. Ter parceiros de treino com os mesmos objectivos e com níveis não muito desfasados.

No entanto, subestimamos muitas vezes estes factores durante o processo de treino.
Após ter terminado o HIM de Lisboa deste ano, dei por mim a comparar o meu resultado de 2008 com o de 2009 à luz dos mesmos.
A minha performance de 2009 foi em termos relativos, melhor que a de 2008. Nadei melhor, pedalei melhor e corri melhor.
Embora o treino seja cumulativo, i.e., todo o treino realizado no passado tem importância no actual, a verdade é que olhando apenas os 4 meses anteriores à prova, treinei o mesmo, ou talvez menos. Mas o resultado foi melhor!
E a explicação está nos últimos dois factores acima indicados.

Qualidade de recuperação.
No ano passado, a Catarina era bebé. As noites eram terríveis (não que agora sejam boas, mas são aceitáveis). Cheguei a dormir uma media de 5 a 6 horas em certas semanas. E mal dormidas. Na prática, tinha muitas dificuldades em recuperar!

Treino de grupo
Já no ano passado, fazia uma sessão semanal de corrida em grupo. Embora com objectivos distintos, pois a maioria dos atletas corre maratonas, por vezes em algumas sessões mais duras, sempre se consegue arranjar companhia. E isso ajuda.
Este ano procurei manter essa prática na corrida e por coincidência arranjei um parceiro para os treinos de natação com um nível muito parecido ao meu. E fez a diferença. As sessões de qualidade melhoraram muito, mesmo muito. Só no ciclismo é que devido à minha logística familiar, é-me difícil encontrar parceiros!

E continuo a querer melhorar. A questão é saber como!
No meu caso particular, aumentar o volume de treino mais não faz sentido. Estou já no limite. Por um lado pelas limitações temporais impostas pela família e pela profissão, por outro, pelo aspecto psicológico. Se treino mais, começo a achar que existe demasiado Triatlo na minha vida (ás vezes já acho) e não vejo isso como positivo.
A motivação vem de encontrar o balanço certo entre tudo. A fórmula para melhorar é descansar mais e melhor, especialmente de noite e procurar parceiros de treino para o ciclismo de forma a melhorar a qualidade das sessões.

Resumindo, não descurem o descanso e façam do Triatlo uma forma de socialização. Um desporto em que o processo de treino é colectivo e não individual. Desfrutamos mais e até os resultados são melhores!

Bons treinos para todos

Sem comentários: