segunda-feira, 4 de maio de 2009

Triatlo Longo Lisboa - Crónica do Luís

Obrigado por tudo equipa, sem vocês, e sem ajuda do Paulo nos treinos, não chegava à meta como cheguei, com forças para ir beber copos à tarde.
Antes de mais, quero exprimir a minha profunda admiração pelo Bruno. Deve ser preciso muita coragem e força de espírito para completar esta prova sem uma preparação específica. O esforço que ele suportou estava bem patente na expressão dele quando nos encontramos no fim. Parabéns.
Quanto à minha experiência, foi fantástica! Uma natação relaxada, que como sabem é o meu ponto mais fraco, mas a partir daqui foi sempre a ir para a frente. Na bike senti-me excelente, as primeiras voltas a poupar-me bem. Sem dores estranhas e sem nunca sair da posição aero, mesmo na subida. Na terceira volta comecei a aumentar o ritmo sem nunca forçar, continuei leve e a cortar o vento. Apetecia-me explodir e perseguir os prós quando passavam por mim razantes, mas contive-me claro a pensar na corrida. Até abrandei um pouco no retorno da última volta.
A minha boa forma no ciclismo reflectiu-se na corrida. Depois de uma volta para encontrar o passo, continuei no meu ritmo cruzeiro com a respiração leve, perto do fim da segunda volta olhei para o cronómetro, 46 min de corrida. Apercebi-me que estava a um bom nível para a minha corrida e ganhei novo ânimo para continuar. Na última volta comecei gradualmente a aumentar o ritmo e a forçar a respiração. No retorno vinha já endiabrado em cima da ponte, de tal forma que sprintei o mais que pude à medida que a meta estava mais próxima. O espanhol que ia à minha frente, já não o apanhei, mas ele assustou-se.
Espero repetir esta prova para o ano e quem sabe outros longos que apareçam como o de Porto Santo. Senti-me bem preparado, e pela primeira vez fiz uma bela prova, principalmente se pensar que na minha melhor Meia Maratona fiz à roda de 1h29m. Nesta prova corri em 1h32m (apesar faltarem algumas centenas de metros para a distancia certa).
O difícil não foi completar a prova, até porque não corri à procura de um resultado. Com mais sofrimento talvez pudesse tirar alguns minutos ao ciclismo sem prejudicar a corrida (para a próxima hehe). Difícil foi o meu percurso até chegar a esta prova. Quando comecei a fazer BTT e Triatlo nos Açores parecia tudo mais fácil. É muito gratificante para mim treinar e correr nas ilhas. Em Lisboa, a estudar cinema, é diferente. Cresci muito atleticamente no último ano devido à competição. Mas nas alturas de competição e treino mais intensivo, o cansaço do corpo puxa-me pelo cansaço psicológico e emocional, e muitas vezes é-me difícil resolver os conflitos que surgem entre as minhas várias paixões: o Cinema, o Triatlo, os amigos, a família. Mas lá está, somos todos um pouco loucos para nos meter-mos nestas coisas. Sem a minha dose de loucura não chegava aqui, nem ao Cinema nem ao Triatlo.

Bons treinos e bom descanso
Abraços
Luís Bicudo

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns Luís. Com esse entusiasmo, ainda tens uma razoável margem de progressão competitiva. Olímpio