segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Semana 9 (de 31 de Dez a 6 de Jan)




Esta semana não foi muito diferente das anteriores, mas melhor, melhor. Não óptima, mas boa! Como era de esperar dia 1 nada fiz. Depois de 8 semanas estava na altura de alterar algo no plano de treino. Comecei a colocar intensidade! Sessões de limiar (LT). Na Domingo decidi igualmente ir a uma prova de 10km para fazer um teste!


E tudo foi correndo pela normalidade até à noite de Quinta-feira para Sexta-feira. Foi tão má que nem me consegui levantar para treinar! Para me vingar decidi fazer uma sessão de natação mais "puxada" do que aquilo que o plano previa. 2,9km, o mais longo dos últimos dois anos! E senti-me bem! No Sábado também me estava a sentir bem, muito bem até, o corpo estava leve. Mas com almoço em família, uma festa de anos à noite e mais uma noite mal dormida, cheguei à madrugada de Domingo, tudo menos fresco e leve! Mas lá fui fazer a sessão de ciclismo como estava no plano! E depois rumei de carro a Alenquer para correr os 10km do Camarnal.


Sentia as pernas bem pesadas, por isso achei melhor começar de forma prudente! A prova começa com uma subida, a qual tem que ser percorrida quatro vezes. Logo na primeira passagem senti o mau estado em que estava. Mas mesmo assim, não fui capaz de ir a um ritmo prudente. Rapidamente o meu ritmo cardíaco foi para valores muito próximos do que seria habitual se tivesse partido fresco! Mas aguentei, quebrei perto do final, mas não demasiado! Fiquei satisfeito com o resultado! Mais 25s que o ano passado, em que corri fresco, nada mau!


Estou a tentar (sim tentar) ter mais cuidado com o que como. Mas não vai ser fácil! O sucesso passa por controlar o que como durante o final do dia, onde por norma, abuso! O objectivo é perder 2kg até Março. Passar de 80kg para 78kg. Veremos, seria interessante mas não é fundamental.


Bons treinos!

2 comentários:

Anónimo disse...

3 kms a nadar é para nós, um excelente treino. 10 kms numa prova é sempre diferente dum treino, mesmo de forma "cautelosa".
Olímpio

pteles disse...

Sim Olimpio, tipicamente para uma prova de 10km (de duração aproximada de 40m para mim) o meu ritmo alvo será muito proximo de um TT de 20m em treino. Mas a minha ideia era sair mais prudente, mas rapidamente estava lá. Depois foi sofrer!! faz parte!