quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Semana 12 (de 21 a 27 de Jan)


A semana que passou foi muito boa, mesmo muito boa! Provavelmente a semana com maior nível de stress de sempre!
Não falhei uma única sessão de treino, e especialmente na natação voltei a experimentar boas sensações! A sessão de 6a feira foi especialmente proveitosa! Tenho como objectivo (qualquer dia) nadar v3 (limiar) @ 1m40s/100m! Pelos indicadores de treino devo estar a 5s deste objectivo! Não será fácil ganhar estes 5s, mas com consistência e dedicação, chegarei lá!A sessão de Domingo foi estranha! Ia-me a sentir sem energia! Mas na ultima hora, a energia veio não sei de onde. Surpreendente!
Esta semana já esta comprometida. Segunda-feira e Terça-feira estarei fora de Portugal e não conseguirei treinar! Tentarei aproveitar para descansar! Pelo menos as noites de sono (ou a noite) serão melhores, mais tranquilas.Voltando ao tema da alimentação, na semana passada descrevi o que por norma como ao pequeno-almoço! Claro que o objectivo não era dizer o que como, mas sim o porquê de ser aquela a escolha. Saliento em particularmente a quantidade de antioxidantes (fruta, vitamina C, complexo anti-oxidante de baixa potência) e a boa gordura existente no óleo de linho, nas sementes e no óleo de Salmão. É importante manter o rácio w6/w3 entre 2/1 e 3/1. Não sou seguidor de nenhuma corrente alimentar, mas admiro particularmente a Dieta do Paleolítico (http://www.thepaleodiet.com). A dieta que ingeríamos quando os homens eram apenas caçadores colectores! Sem massas, sem pão, sem leite, sem feijão, sem ervilhas! Parece mau de mais, verdade? Mas não e bem assim. Quem tiver curiosidade de ler o livro talvez fique surpreendido. Os seus princípios estão bem fundamentados e faz todo o sentido. Embora nos dias que correm seja de difícil aplicação. Existe também uma versão da dieta adaptada a desportistas (escrita em conjunto com o Joe Friel). Recomendo a leitura!
Bons treinos.

Paulo

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá Paulo.

Estou agradavelmente surpreendido por ver as ideias do Loren Cordain (meu mentor e com quem colaboro na sua newsletter) a serem implementadas pelo pessoal do triatlo.

Pensava que eram poucas as pessoas em Portugal a conhecer o trabalho do Cordain, mas pelos vistos são mais do que pensava.

O The Paleo Diet for Athletes é um excelente livro e deveria ser lido por todos os atletas de endurance, treinadores e nutricionistas desportivos, pois talvez os fizesse perceber que uma dieta baseada em cereais e lacticínios não só é prejudicial em termos de saúde, como afecta negativamente a performance.

A dieta para a qual enquanto espécie estamos geneticamente adaptados é uma dieta baseada em legumes, fruta, peixe, marisco, carne de pasto ou de animais selvagens (caça, por exemplo), ovos, sementes, oleaginosas e tubérculos (batata-doce, inhame, mandioca)

O Primitivo disse...

A propósito, o Dr. Loren Cordain estará brevemente em Portugal para uma conferência. Veja em http://www.canibaisereis.com/2009/05/02/conferencia-dr-cordain-faculdade-de-farmacia-lisboa/