quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Semana 14 (de 4 a 10 de Fev)



Tirando o facto de ter terminado com a primeira prova da temporada, foi uma semana perfeitamente normal. O pouco sono do costume, uma ou duas sessões de treino falhadas, uma ou duas boas sessões. Normal, normal.
Devido ao feriado de Carnaval, Segunda-feira e Terça-feira não trabalhei. Mas não se julgue que treino mais por isso! Bem pelo contrário!Nas férias, a natação sofre sempre. A piscina da terra esteve fechada em ambos os dias e lá se foi a sessão planeada para Segunda-feira.
Na Quarta-feira, como tinha a o Duatlo do Jamor a terminar a semana, substitui as habituais séries de Limiar desta sessão longa por trabalho mais diversificado. O objectivo era estimular os diferentes sistemas energéticos. Na minha corridinha social de Quinta-feira fui novamente confrontado com o grupo a fazer trabalho de vo2max! Mas desta vez fui prudente. Fiz 5 x 1000m a 3m40s com 2m30s de descanso. Apesar de estar com as pernas algo moídas da sessão de bicicleta matinal, senti relativa facilidade. Senti que estava a correr na minha zona de Limiar. Isto deixou-me animado e crente que poderia fazer os primeiros 5km do Duatlo do Jamor a esse ritmo. E assim foi. 18m36s, o meu melhor de sempre! Pena nunca ter encontrado as pernas no btt. Estava sem forca. O que é normal, pois o meu treino tem se focado em sessões longas a ritmo constante em terreno relativamente plano. Completamente diferente do que me esperava neste percurso de BTT. Mas fui andando, ao meu ritmo, umas vezes melhor outras pior. Mesmo assim, sinto que podia ter feito melhor! Mas diverti-me, o ambiente estava fantástico, não tive quedas e recuperei bem.
Na natação senti-me terrível na sessão de 6a feira. Mas também não há milagres! Com duas sessões por semana nos últimos tempos, não posso esperar grandes evoluções, nem sensações.
Esta semana termina com o Duatlo das Lezírias. Esta prova tem um sabor simbólico por ter sido a primeira de sempre. Como na Jamor, irei apenas descansar dois dias. E logo se vê o que sai. Sem expectativas.
E é verdade que estas provas afectam de alguma forma a preparação para o Triatlo Longo. Vão ser 3 semanas sem treino longo de bicicleta. Mas é tudo uma questão de bom senso e equilíbrio. Gosto de fazer estas provas e não abdico disso. Há que saber gerir o compromisso!

Boa semana de treinos

Sem comentários: