quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Semana 15 (de 11 a 17 de Fev)


Novamente uma semana relativamente normal.
Começando pelo melhor. As sessões de Quinta-feira! De manhã, bicicleta no rolo. 1h25m com 3 x 20m a2 (+) (PW 300W no Tacx – 230-240 no Ergomo) com recuperação de 5m. Cadencia relativamente baixa, 80! Foi difícil, mas senti-me bem! Depois, a sessão da hora de almoço. Corrida com 10 x 1000 limiar (3m50-3m55s/km) com saídas de 5 em 5 minutos! Duro, muito duro. Mas terminei, com alguma dificuldade, mas dentro de limites aceitáveis de sofrimento.

O pior, a natação. Continuam as más sensações e não consigo passar das duas sessões semanais. Felizmente, vou mantendo a sessão longa de Sexta-feira, a qual é fundamental. Já percebi, que pelo “andar da carruagem”, dificilmente irei conseguir melhorar o meu nível de natação. O objectivo, agora, passa por mantê-lo.

E a semana terminou com o Duatlo das Lezírias, uma prova que gosto muito de fazer. O dia começou com duas meias surpresas. Uma boa, outra má. A boa é que a noite foi bem dormida, ao contrário do que é comum. A má, o meu peso matinal estava nos 83kg, mais 1,5kg que na semana anterior. Não que o meu apetite não tenha sido grande durante toda a semana, mas 1,5kg numa semana só pode ser justificado por alguma retenção de líquidos, que por vezes me sucede. De uma coisa estava certo, as reservas de glicogénio estavam a topo. Por cada grama de glicogénio armazenado, o corpo retêm três gramas de água. A topo, as minhas reservas podem ir ás 400 gramas, o que traz 1,2kg de água associados.

Esta retenção talvez tenha sido a razão pela qual a minha pulsação durante os primeiros 5km de corrida nunca se tenha fixado nos valores normais. Esta corrida foi bastante sofrida e ligeiramente pior que no Jamor. Poderia ou deveria ter corrido 15s a 20s abaixo. O resto da prova acabou por correr dentro da normalidade. Um ciclismo razoável, onde me diverti imenso, e uma boa última corrida, colocaram-me numa classificação interessante. Pena a chuva e o frio! E ao contrário do Jamor, a recuperação está a ser lenta. A prova deixou marcas!
Esta semana já esta algo comprometida por alguns almoços de trabalho, mas veremos o que sai. Irei antecipar a sessão longa de bicicleta para Sábado, pois tenciono ir para fora no fim-de-semana.

Bons treinos

2 comentários:

Anónimo disse...

Paulo, pelos vistos o quilinho e meio a mais não prejudicou mesmo nada a performance na prova. Em relação ao cumprimento do plano, mesmo assim estás a ir mais longe do que eu imaginava. Nesse sentido não será de admirar que consigas uma boa época, sobretudo no triatlo. Um abraço de Amizade. Olímpio Guedelha

pteles disse...

Veremos Olimpio. Até Abril vai ser sempre a doer. Depois logo se vê.
Mas não prevejo que o meu nivel melhore muito mais que isto. O objectivo continua a ser o Longo!
Paulo