terça-feira, 30 de junho de 2009

Abrantes, a “travessia”. Uma decisão de última hora.


Imagem 1: Teles na "Cola" de Sica


Imagem 2: Momento da descolagem
Imagens cortezia de Sica.

A minha ida a Abrantes foi verdadeiramente uma decisão de última hora. Estava inscrito para a prova, mas a decisão de ir, nunca foi certa. A semana que antecedeu a prova foi cansativa. Crianças doentes, noites péssimas, festas de anos, enfim, o descanso ideal:)) Para juntar a festa, como julgava não ir, não abrandei o treino. Como resultado, na Sexta-feira estava muito cansado e no Sábado sentia-me terrível e sem possibilidade de descansar, devido a diversos eventos sociais.
Mas a minha vontade de ir competir era grande, e depois de negociações familiares "intensas" durante o dia de Sábado, consegui a tão desejada permissão de ida, já estava deitado!
Assim sendo, levantei-me cedinho. Continuava a sentir-me cansado e para piorar o dia estava de chuva. Mas talvez em Abrantes não estivesse a chover, pensei ingenuamente. Meti o material no carro e segui caminho. Não fazia ideia do percurso da prova. Imaginava que terias umas subidas, que seria de dureza média. E confirmei isso assim que cheguei. Alem de uma subida bem complicada que se tinha que fazer 3 x, o piso estava bem molhado e a ameaça de chuva iminente pairava no ar. Não eram definitivamente as condições ideais, mas não ia ser isso que me ia demover.
Dado o percurso selectivo, decidi que ia fazer uma natação mais relaxada. Sem doer demasiado. Sem muito desconforto. Sabia que não ia ter pernas para acompanhar os ciclistas mais fortes. A colocação à saída da água não ia ser relevante.
E assim parti. E segui o meu plano. Com mais ou menos dificuldade lá fui indo. Quando sai da água percebi que tinha feito uma razoável natação. O César estava ligeiramente à minha frente e podia ver os do “costume” à minha volta. As dificuldades iam agora começar.
Fiz a T1 sem pressas e segui caminho. Sem grandes loucuras. O piso estava muito molhado. O César ia imediatamente à minha frente. Alcancei-o antes do 1º retorno e seguimos a partir dai quase sempre juntos. Como esperado, alguns bons ciclistas foram passando (Rui Simões, Alcino Serras, etc.). E nem valia a pena gastar muitas energias a segui-los. Na subida não os ia aguentar. Alem disso, os retornos estavam muito perigosos (especialmente o ultimo de cada volta), e a descida, com aquelas condições, recomendava muita prudência. Tenho a sensação que perdi mais tempo na descida e nos retornos que na subida.
Dei-me por feliz quando cheguei à T2! Onde estava um bela peripécia à minha espera! O César ia ligeiramente à minha frente, e de repente, só o vejo desesperado à procura do nosso local. Perdi tb o Norte, e andamos os dois uns bons 30s que nem umas baratas tontas de um lado para o outro dentro da T2. Até que se fez Luz e lá conseguimos seguir juntos para a corrida. Ainda ia a falar com o César sobre a T2, quando ouvi: “juntos novamente”. Era o Sica, a passar por mim! Colei e tentei aguentar o mais que pude. Entretanto a chuva era intensa, os sapatos iam alagados, mas até ia a gostar daquilo. Fui com o Sica até meio da 2ª volta, altura em que passou o Nuno Tintim por nós e ele tentou ir com ele. Eu já ia no elástico e assim que o ritmo aumentou, parti. A partir dai foi encontrar o meu ritmo e seguir até ao fim. No final, fiquei bastante satisfeito. Tinha terminado sem acidentes, e dentro de uma prestação razoável.
Depois de ver o resultado, houve um dado que gostava de salientar. Desde que faço Triatlo, sempre fui um grande “nabo” a correr. É definitivamente, das três modalidade, aquela onde me dou pior. Mas olhando ao parciais, nesta prova, o de corrida, foi o meu melhor!
Agora que venha Aveiro. Tentarei lá estar. A ver se não deixo a decisão para a última hora. Pelo sim, pelo não, vou-me já inscrever.

Bons treinos

Paulo Teles

2 comentários:

sica disse...

Paulo, de facto aquela corrida à chuva foi muito boa, quando vi o Tintim, tive que tentar ir sabia que mesmo não aguentando até ao final era a oportunidade de ganhar uns segundos.
Tenho algumas fotos, se quiseres manda-me uma mensagem através do meu blog que eu envio-as na volta do correio.
Um abraço e até Aveiro
p.s - sei bem o que são as negociações familiares, às vezes parecem mais dificeis que ganhar um slot para o Havai.

Anónimo disse...

É muito agradável ler que os meus Amigos continuam com grande motivação para a prática desta bonita modalidade. Eu sei quanto isso contribui para a nossa felicidade. Espero que a saúde nunca os atraiçoe. Olímpio