terça-feira, 30 de junho de 2009

O Fim de Semana Radical do Bruno


Já tinha tido fins-de-semana “radicais”, mas tão duro como este não me lembro.
Não só foram as três provas, bastante exigentes fisicamente, que fiz em pouco mais de 24 horas, mas também o estado de forma menos bom, que fizeram com que hoje quase não tivesse forças para subir as escadas do metro.
Começou logo no Sábado de manhã, com uma prova de Orientação, de longa distância, no terreno arenoso das dunas da Praia da Vieira, junto à Marinha Grande.
Com uma das minhas melhores provas, senão mesmo a melhor, venci o escalão de Veteranos I, que integrava muitos dos melhores atletas nacionais da categoria. Foi, sem dúvida, a minha vitória mais importante e também a mais saborosa. No início, contava apenas entrar nos dez primeiros. Nem considerava a hipótese de entrar no Top 5, tal era o nível da concorrência. Mas a prova correu-me de feição e com alguma surpresa, inclusive para mim, até deu para ganhar…
Depois de uma tarde de praia, segui para Peniche para participar na Corrida das Fogueiras. Depois da confusão da partida e dos primeiros kms (penso que foi atingido o limite máximo de participantes para aquele percurso.), lá imprimi um ritmo decente, no intuito de apanhar o Mauro, que no retorno após o 1º km tinha um avanço bastante razoável. Os kms foram passando e nem sinal do Mauro. E nem vinha assim tão mal, pensava eu… Quando cortei a meta lá estava ele, tinha chegado 18 segundos à minha frente. Bem me tinham dito que ele andava a fazer séries… Parabéns Mauro. Estás a progredir bem e agora é só manter, principalmente a motivação para treinar. Fiz o tempo de 65.06 min. Não é grande coisa mas tendo em conta o desgaste da prova de manhã, o vento forte e a chuva que se fizeram sentir naquela noite em Peniche, aliados às dezenas de atletas que tive de ultrapassar nos dois primeiros kms, não posso deixar de ficar satisfeito com a minha prova, até porque a forma física não está famosa.
Optei por arrancar directamente para Abrantes e dormir no carro. Sempre poupava kms ao carro e ficava com mais tempo para descansar.
Estava tão cansado que adormeci logo, embora tivesse acordado várias vezes durante a noite com o barulho da chuva. De manhã, doía-me o corpo todo. Não só pela posição desconfortável em que passei a noite mas também pelo esforço do dia anterior.
De manhã, era tempo para mais uma prova. O tempo estava chuvoso mas a temperatura era agradável e até a água estava óptima para um mergulho. A natação correu bem, sem atropelos, que é o que se deseja. No ciclismo, para variar, veio o pior. O percurso tinha vários retornos, uma enorme subida que depois tínhamos de descer. Com o piso molhado, tornou-se extremamente perigoso rolar a grandes velocidades e os ciclistas com mais técnica/coragem tiraram daí vantagem, além de que a subida, que se fazia três vezes, fazia muita mossa e realçava as diferenças entre os que treinam ciclismo e os que não treinam…
Com muitas cautelas cheguei à segunda transição e iniciei o segmento de corrida. As energias já não eram muitas mas dei tudo o que tinha e ainda deu para recuperar algumas posições.
No fim estava novamente muito desgastado. Entre a prova de Peniche e a de Abrantes apenas tinha comido meia barra energética que o César me ofereceu, o que evitou que aquele percurso de ciclismo tivesse feito mais mossa do que fez mas não deixei de sofrer bastante. O Paulo Teles e o César estiveram em excelente plano, que não é nada de novo, mas não queria deixar de realçar a coragem do Paulo Leote em enfrentar aquele percurso de ciclismo podendo apenas usar a pedaleira grande. Foi pena pois tenho a certeza que me tinha apanhado, podíamos ter trabalhado juntos e a coisa tinha custado menos. Vi o Paulo a correr e não ia nada mal... espero que em Aveiro já tenhas resolvido o problema na bicicleta. Sempre é mais uma roda para eu apanhar e depois puxo eu na corrida…
Foi um fim-de-semana “diferente” que não devo repetir (acho que digo sempre isto…).
Três provas e mais de três horas de esforço onde os resultados foram muito satisfatórios tendo os objectivos sido amplamente atingidos. Foi engraçado mas muito cansativo…
Espero vê-los brevemente, se possível em Aveiro.

Um abraço e bons treinos

Sem comentários: