segunda-feira, 15 de junho de 2009

Oeiras é sempre Oeiras

Quatro dias passados após o Triatlo de Peniche, lá esteve o GAA VFX novamente representados num Triatlo sprint. E dada a ausência do Luis, de novo com os mesmo atletas.
Oeiras, para mim, é sempre uma prova especial. O evento coincide com uma semana de feriados em que alguns atletas aproveitam para colocar férias. Mas mesmo assim, é talvez a prova mais participada do calendário. No meu caso, é tb algo nostálgica. Fui criado nesta zona e sabe sempre bem “pisar” as origens.
Apesar das inúmeras alterações ao percurso, a prova não defraudou as expectativas. No entanto, algumas destas alterações colocaram a integridade física dos atletas em perigo.
A partida e a chegada do segmento de natação foram trocadas. A saída da água estava colocada junto ao lado do forte (Oeste da praia) e o percurso até ao parque de transição era imenso. Talvez uns 200 a 250 ou mais. Não se subiram as tradicionais escadas. Este ano foram mesmo as escadas principais de acesso à praia e a entrada na T1 era feita pelo lado Oeste. Como consequência, a saída do parque de transição tb era do lado oposto ao tradicional. Do lado Este.
O segmento de ciclismo foi o que menos alterações sofreu. Mas onde as alterações, a meu ver, foram menos felizes. O retorno da 1ª volta era realizado na rotunda entre a praia da Torre e a de Carcavelos e devido ao facto do segmento de corrida ser todo efectuado na Marginal, parte do percurso de ciclismo apenas tinha uma facha de rodagem. Manifestamente insuficiente para uma prova onde se formam grupos de 30 e mais elementos. Muito perigoso mesmo.
Quanto à prova em si, no meu caso, correu bastante bem. E tudo começou bem no segmento de natação. O mar estava algo “partido” pelo vento, com alguma ondulação. Assim que deu o “tiro” de partida, corri com calma para a água e lá fui. De inicio, como já esperava, muita confusão. E muitas toucas amarelas à minha volta. Não sabia se isso era bom ou mau. Senti alguma dificuldade em encontrar espaço até à primeira bóia (onde estava instalada uma confusão enorme). A partir dai, consegui nadar sem grandes confusões. Adoptei um ritmo forte, mas não “frenético” como em Peniche.
E por isso, pensei que estava a fazer um percurso menos bom. Mas ao emergir da água, vi o José Magalhães Dias (JMD) e o Valdo Neves mesmo à minha frente. Isso era positivo. Eles nadam sempre melhor que eu. Durante a corrida até à T1, procurei “colar-me” ao JMD e até acabei por passá-lo antes de entrar no parque.
Uma T1 com calma e lá fui eu para a bici. Desta vez os sapatos entraram à 1ª e lá estava eu pronto para apanhar uma roda…que mais não podia ser..a do JMD. O ritmo imposto era bom, mas nada de muito elevado. Sabia que mais cedo ou mais tarde, viria de trás um grupo com ciclistas fortes. Procurei não gastar muitas energias e esperar. E o tal grupo apareceu no 1º retorno. Nesse grupo vinha tb o César.
A partir dai era andar no comboio e procurar evitar quedas. O grupo chegou a ter uns30 elementos e na zona de estreitamento da Marginal para uma facha, o espaço entre bicicletas era mínimo e tudo ficava muito perigoso. Felizmente tudo correu bem e não houve acidentes até à T2
Fiz uma razoável T2 e lá segui para a corrida. Não me senti super, mas senti-me bem. Acabei por fazer um segmento razoável (para o meu nível de corrida) embora tenha quebrado ligeiramente na subida após o último retorno.
No global fiquei bastante satisfeito com o resultado. Dificilmente consigo fazer melhor. Mas fica sempre aquele se, se, se! Olhando para os parciais, vejo o Sérgio Dias e o Rui Sousa com menos 20s no segmento de natação. Com menos 30s na água, saltava para o grupo da frente no ciclismo que pedalou 1m mais rápido que o meu.
Mas se a minha avó não tivesse morrido…ainda hoje era viva!
Bons treinos e em principio até Abrantes!

Paulo

4 comentários:

sica disse...

Já vi que fizemos a prova práticamente juntos, no entanto só me apercebi quando colei a ti na corrida, após ter perdido imenso tempo na T2, no último km após o retorno estava bem e forcei o andamento,dou-te a desforra em Abrantes hehehe.

pteles disse...

Sica, ias de azul, certo?
Ainda te desafiei a ir buscar o Antonio Moura...que quase conseguis-te...e eu fiquei a ver-te ir...
PT

sica disse...

É verdade ia com as cores do Peniche AC e olha que o desafio foi um bom incentivo, acabaste por ser ultrapassado já no final pelo Pentacampeão de corta-mato Paulo Guerra (não conseguiste ganhar-lhe o sprint hehehe)

pteles disse...

Olha que não!! o Paulo Guerra não me apanhou...quem me passou sobre a linha foi um miudo do Alhandra!