terça-feira, 4 de março de 2008

Maratona BTT do Camarnal - Crónica do Luís

Gostei muito da maratona btt do Camarnal. Adorei o circuito e a paissagem.
Antes da partida não tinha nenhum objectivo definido, até porque nunca tinha feito uma maratona btt, mesmo assim pretendia manter um ritmo constante ao longo da prova sem fazer paragens.
No principio ainda consegui manter um ritmo forte, principalmente nas subidas e a direito, já a descer, alguns atletas com melhor técnica ganhavam o tempo que eu lhes roubava nas subidas, depois começaram a aparecer aqueles sinais de "perigo - desmontar" que cedo me apercebi que o melhor era respeitar, estes sinais eram mais frequentes do que eu imaginei, e houve lá uma altura em que fiz uma longa corridinha, ora a descer, ora a subir com a bicicleta às costas.
Estes episódios fizeram-me perder o tal ritmo constante que eu procurava, mas o pior foi a lama, mais ou menos a meio da prova, uma recta imensa só de lama, nunca vi nada daquilo, tive de parar 2 ou 3 vezes para acertos na bike, bike que depois do banho de lama nunca mais funcionou como deve ser, mudanças e corrente falhavam principalmente a subir o que era bastante frustrante.
Depois disto andei muito tempo sozinho, fiz uma paragem em cima de um cabeço onde estava um dos pontos de control e pouco depois disso o Mário Couto alcançou-me e tive o prazer de fazer cerca de 8 km na roda/companhia dele. Perdi-o de vista numa das ultimas singletracks, já só o encontrei na meta, a receber uma massagem em cima da marquesa.
Resumindo, gostei muito da prova e fiz um tempo esperado, mas aprendi que manter um ritmo constante não é para maratonas btt. Ganhei mais alguma experiência em termos técnicos, e fiquei a saber que preciso também de mais alguma habilidade para fazer a bicicleta a responder melhor.
Luís Bicudo

2 comentários:

Unknown disse...

Bom malta o btt do srcamarnal não foi assim tão duro imaguinem pontevel em que a bicicleta não andava tanta era a lama nas rodas em que era preciso parar nas descidas para tirar a lama tal foi a destruição do material isso sim foi mau comparado com camarnal,ate a proxima não treinei muito
Mario Couto

Anónimo disse...

Ó Mário foi durinho...
Eu cá quando vou a provas gosto de ser eu em cima da bicleta e não o contrário...
No fim do mês vou a Grândola (G100) e espero ter melhor sorte no percurso.
NÃO TREINEM MUITO???
Menos ainda...o sofá leva com cada coça...
Um abraço e até Domingo
Bruno