quarta-feira, 9 de abril de 2008

Semana 22 (de 31 de Mar a 6 de Abr)


Uma semana estranha! Muito má de sono, talvez a pior, na pior altura. Alem disso, devido a compromissos profissionais, o final da semana foi muito “stressante”. Fez-me perder algumas sessões de treino.


Como já disse, o sono foi mau durante toda a semana. Não só pelo motivo do costume, mas porque foi igualmente uma semana festiva. Quarta-feira e Sábado foram dias de festa e particularmente no Sábado, deitei-me muito tarde!

Começando pelo início, Segunda-feira sentia-me muito cansado, devido ao esforço de Domingo! Na Terça-feira já me senti bem melhor. Durante a semana, as sessões de treino foram perfeitamente normais, com nada a salientar.


O bom da semana foi o seu final. A mesma terminava com o triatlo de Alpiarça!
A prova não me correu bem, por razoes que já explico. Mas o ambiente estava fantástico. O dia muito bom, o local muito agradável e muita gente a participar e a assistir.

Voltando a prova, pela primeira vez cai em prova no segmento de ciclismo. E que queda! A rolar a uns 35km/h, os dois atletas que iam à minha frente "enrolaram-se", caíram, não consegui evitar um deles e fui também ao chão. Resultado...braço direito, ombro direito e costas todas esfoladas. Mas o pior mesmo é o ombro. Luxação pela certa…mas nada de muito grave. Mas lá me levantei e continuei. Os outros dois elementos ficaram bem pior!


A natação também foi muito diferente. Esperava uma partida confusa. Com 250 atletas, a confusão é sempre muito grande. E acabei por não me colocar bem na largada. Segui a estratégia normal. Colocar-me atrás dos melhores nadadores. A ideia era ganhar algum espaço, dado que o nível de natação deles é muito superior e rapidamente se distanciam.

Mas não resultou, senti muitas dificuldades até à primeira bóia. Andei sempre aos encontrões e naveguei demasiado para a direita. A determinada altura apercebi-me que já não tinha ninguém à minha direita (e eu tinha saído do centro). No entanto, no retorno, vim sempre a ultrapassar atletas, o que também não é normal. Nesta fase da prova, por norma quem está junto de nós, tem o mesmo nível de natação. Isto só confirmava que a minha posição não devia ser nada de especial. Acabei por sair da água com um tempo mediano e para agravar a situação, esqueci-me por momentos onde estava a bicicleta. O suficiente para perder 10s, perder o grupo onde ia o César e transformar a história de toda a prova.


A história do ciclismo começa logo pela queda. Não tinha percorrido mais que 1km quando sucedeu. Analisei os estragos, a bicicleta estava em condições, levantei-me e continuei. Rolei um pouco só e acabei por ser absorvido por outro grupo com o qual fiz todo o segmento de ciclismo. E até me senti bastante bem, ao ponto de durante a subida para Santarém ter conseguido acompanhar (embora com dificuldade) os elementos da frente. Mas a subida deixou marcas e quando foi para correr…não havia pernas nem energia…foi um autêntico arrasto! Muito mau.
E acabei de ficar desiludido com isto. Sinto que estou a correr melhor, mas o que é certo é que em prova, não sai!
Posso tentar encontrar algumas justificações, como a queda, o facto de as ultimas semanas de treino terem sido duras, desta semana em particular ter sido má de sono e descanso, de não ter feito qualquer tipo de “taper” para a prova...mas…a realidade é que não corri. E essa é que conta.


Na próxima semana, devido à queda, só começarei a nadar na Quarta-feira. O pior nem são as feridas. O ombro tem qualquer coisa mais grave. Dói-me bastante em certos movimentos. Mas não será nada de muito mau por certo.
Veremos como irá correr a semana.

Bons treinos

3 comentários:

Anónimo disse...

O descanso é muito importante. O teu corpo está a pedir uma folga. Não abuses.
Se os treinos não se reflectem nas provas algo não vai bem. Mas o mais importante é manter a motivação. Força!!

pteles disse...

Tens razão Bruno. Esta minha odisseia vem provar o que já sabemos. Não basta treinar mais. A não se que se possa descançar mais.
Mas continuo motivado. Encaro tudo isto como um experiência muito boa. Não me arrependo de nada. valeram todos os sacrificios.
Começarei a descansar Domingo. 15 dias de taper!!

Anónimo disse...

Espero que estejas melhor do ombro, Paulo. A estratégia na natação não saíu bem, não por tua culpa, mas porque há pessoas que não sabem manter uma trajectória. Parece que vão sem bússula, aos zigzagues, a tapar o caminho aos outros e aos encontrões/chapadas. Aconteceu-me, mais uma vez isso e tive que empurrar e gritar para alguns. Olímpio