quarta-feira, 30 de abril de 2008

Ultima Semana - Parte 2


(Continuação da parte 1)
Para piorar a situação, tomei um gel que me caiu mal. No final do segmento, 210 W de média (não me ia a preocupar com isto durante a prova. Este valor foi retirado do Ergomo já em casa). Longe dos 220-225W planeados…

A T2 foi igualmente tranquila, muito tranquila. Mas o meu verdadeiro sofrimento estava prestes a começar. A temperatura aproximava-se dos 27 graus, sem vento. No início da corrida procurei estabilizar o meu ritmo cardíaco nas 150-155 pulsações e não entrar em loucuras. A primeira volta foi muito sofrida, as pernas não se soltavam.

Mas o pior foi ter falhado o plano de alimentação. Levava 4 geis comigo, mas devido ao sucedido no ciclismo, decidi não tomar nenhum…procurava abastecer-me nas estações existentes para o efeito (duas), mas a correr, com os copos na mão, mal conseguia meter um gole de água por reabastecimento.
No entanto, a segunda volta correu bem. Os problemas a sério começaram no início da terceira. Entrei em grandes dificuldades, a sentir-me sem energia e tive que reduzir o andamento. Comecei igualmente a sentir ameaças de cambreas. Ocorreu-me começar a andar nas estações de abastecimento e “reabastecer” como deve ser. E esta estratégia salvou-me de não ter acabado a prova a andar. Devido a ela, felizmente na quarta e última volta votei a sentir-me melhor e consegui mesmo aumentar (muito ligeiramente) o ritmo.
Acabei de rastos, mas outra coisa não era de esperar. MAS ACABEI.

Olhando para trás e analisando toda a prova, praticamente tudo correu como esperava. Sinto apenas que poderia ter corrido 3 a 4 minutos melhor se não tenho falhado o plano de alimentação na corrida. Fica para a próxima….acho que lhe ganhei o gosto!
Haverá mais para o ano!

2 comentários:

Anónimo disse...

Paulo, muitos parabéns pelo sucesso (objectivo atingido). Ganhar estes desafios são um enorme alento para a nossa autoestima e toda a nossa vida (profissional e pessoal). O Mário e o Bruno merecem também toda a minha admiração. Parabéns também para ele. Não sei se fizestes alguns treinos combinados (com os três segmentos). No ano em que fiz o half ironman, isso revelou-se muito importante para o meu desempenho, nomeadamente a nível das caimbras e para suportar a parte final da meia maratona. Olímpio

pteles disse...

Olimpio, nunca fiz mais que 40m de corrida após o treino longo de bicicleta. Para a corrida contava com os treinos de hora e meia de quarta feira.
PT