quarta-feira, 23 de abril de 2008

Semana 24 (de 14 a 20 de Abr)



Passou a primeira semana de “Taper”. E sim, já me sinto menos cansado. Tenho sentido isso no dia a dia e já experimentei algumas boas sensações nos treinos, especialmente na corrida. As pernas estão mais frescas.
A fase de “Taper” é sempre delicada. É aquela fase em que é difícil encontrar o equilíbrio entre treinar de menos ou demais! O objectivo é esperar que o corpo assimile todo o treino até aqui realizado, mas fazendo o mínimo possível.
O treino da componente mental também não é de descurar. É importante chegar ao dia da prova com os níveis de ansiedade certos. Nem de menos, nem demais…Mas neste campo, penso que estarei bem. Apesar de estar bastante motivado, estou tranquilo.
O volume de treino total diminui por volta de 70% em relação à semana anterior. As sessões de treino passaram a incluir maioritariamente treino específico. O descanso continua limitado pela falta de sono (que se mantêm). Mas veremos. A próxima semana ainda será mais suave e espero chegar relativamente fresco a Sábado dia 26.
Como já tinha referido, a logística está quase toda pronta. Falta apenas “limar” alguns pequenos detalhes, os quais só decidirei no dia da prova.
Em relação à estratégia da prova, a palavra a ter em conta é: moderação!
Na natação tentarei evitar grandes confusões durante a largada. Uma partida com 600 atletas é sempre complicada. Depois é adoptar um ritmo descontraído e confortável. Nas provas curtas, o segmento de natação é por norma feito a ritmos muito fortes e desconfortáveis. O sentimento geral associado é de tentar acabar “aquilo” o mais depressa possível. Mas desta vez, tentarei desfrutar o maximo possível.
No segmento de ciclismo irei usar três indicadores para controlar o ritmo. Percepção de esforço (que não poderá passar de moderada), ritmo cardíaco e potencia instantânea. Procurarei fazer os primeiros 20km de forma muito prudente. Por norma, vou melhorando à medida que os km vão passando, e se isso suceder, procurei fazer uma segunda metade mais rápida que a primeira.
Chegando o segmento de corrida…. seja o que deus quiser! Usarei igualmente a percepção de esforço e o ritmo cardíaco para regular o ritmo. Os primeiros km serão certamente para “encontrar as pernas” (se elas ainda existirem). Depois será ir devagar, devagar, devagar até final! Prevejo que o sofrimento a sério comece a surgir nos últimos 7-8 km! Estou muito curioso em relação ao que conseguirei fazer neste segmento, que por norma, é o meu mais fraco.
E claro, tentarei alimentar-me e hidratar-me bem durante toda a prova.
Bons treinos

Sem comentários: