segunda-feira, 10 de março de 2008

Semana 18 (de 3 a 9 de Mar)



Uma boa semana em termos de consistência de treino.
Praticamente segui o plano a 100%. Isso é bom. Significa igualmente que regressei ás 3 x sessões de natação semanais.

Em termos de boas sensações, saliento a sessão de Quarta-feira de corrida. Tinha planeado uma sessão de treino mista, onde iria fazer um pouco de velocidade, vo2max e limiar. O objectivo era estimular os diferentes sistemas energéticos, mas sem deixar grande mossa. O Duatlo do Cadaval era no fim-de-semana. Nessa madrugada de Quarta-feira as sensações foram excelentes. Desejei sentir-me assim no Cadaval.
Mas a semana de sono voltou a ser muito má. A pequena Catarina nunca mais entra nos “eixos”. E claro, no dia da prova, estava longe de me sentir como na Quarta-feira. Mas também não me sentia mal. Sentia-me normal, mas sem vontade de começar logo a sofrer de início. Iniciei a corrida de forma moderada e esperei que as boas sensações aparecessem. Mas não, isso não sucedeu, e fui incapaz de sair do ritmo “mais prudente” durante os 5km.
Mas o pior estava para vir. O segmento de ciclismo. Abordei o segmento com cautela e rapidamente me vi inserido num grupo com 2 ou 3 elementos mais fortes. Procurei andar resguardado, mas mesmo assim, senti muitas dificuldades nas acelerações que por vezes sucediam. Alem disso, fui surpreendido por uma subida que não contava. Mas cerrei os dentes e lá aguentei. O Ergomo é que não enganava. Os meus watts andavam pelas ruas da amargura e o sofrimento era muito!
A última corrida foi a um ritmo muito controlado. O interessante é que nem sequer ia a sofrer. Não conseguia, alem disso ia com ameaças de cambreas nas pernas, pelo que as subidas eram sempre feitas em contenção. Não ia a sofrer, mas também não dava para mais. Acho que o meu corpo já tinha tido a sua dose de sofrimento. Deu para perceber que o meu ciclismo continua fraco, pelo menos no que a provas de intensidade se refere.
Esta semana irei iniciar um novo bloco de treino de 5 semanas que terminará com o “taper” para o Triatlo longo. Veremos como vão correr estas semanas. Sem stress!!

Bons treinos
Paulo

2 comentários:

Anónimo disse...

Não ligues ao ergomo...
O importante são as nossas sensações e continuar motivado para os treinos. O que já não é fácil...

pteles disse...

O Ergomo é só para "brincar". Raras vezes olho para ele durante as provas. Gosto de depois no fim, ver o filme no PC!! Mas é um indicador. E é motivador, não o contrário.
Mas é uma ferramenta que não engana...